sábado, 17 de abril de 2010

ESTATÍSTICAS

O CAMPEÃO DE PÊNALTIS NO BRASIL

As vésperas de jogos importantes, a polêmica sobre os erros de arbitragem vem à tona e toma conta das rodas de conversas entre amigos. Com certeza, a segunda-feira que vem será de muita discussão sobre o tema. Quem torce pro time que perde por causa do erro do homem do apito sempre reclama. Já pra quem ganha, o juiz acertou e a reclamação é choro de perdedor.

Nos jogos decisivos do Campeonato Carioca o homem do apito roubou a cena nos dois jogos e o pênalti não marcado no jogo entre Vasco e Flamengo até hoje é motivo de discussão.

Sendo assim, tive a curiosidade de pesquisar sobre o assunto. E vejam só o que descobri.

O Flamengo é, segundo dados do footstats e do site Terra, é o time que teve o maior número de pênaltis marcados a seu favor. O time carioca possui um pênalti a cada 3,5 jogos. Foram 24 penalidades máximas em 85 jogos, contando Campeonato Carioca (2009 e 2010), Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores. Ainda segundo o site, destes, dez foram duvidosos.

O número é bastante alto, considerando, por exemplo, o São Paulo, principal rival rubro-negro no último Nacional. O time paulista disputou 92 partidas desde janeiro do ano passado e teve nove pênaltis marcados (média de um pênalti a cada dez partidas, aproximadamente). Já o Botafogo, no mesmo período, disputou 84 partidas e teve 17 pênaltis (média de um pênalti a cada cinco jogos).

CONFIRA A LISTA DE PÊNALTIS DUVIDOSO MARCADOS A FAVOR DO FLAMENGO:
Bangu 1 x 2 Flamengo - Campeonato Carioca
Lance discutível. A partida estava 1 a 0 para o Bangu, quando Josiel invadiu a área e, na hora de chutar, caiu no chão. O árbitro alegou que o zagueiro adversário calçou o atacante. Na cobrança, Marcelinho Paraíba converteu e iniciou a virada rubro-negra.

Americano 0 x 1 Flamengo - Campeonato Carioca
Pênalti duvidoso. Após chute, a bola bate na mão de um dos zagueiros do Americano. No entanto, o defensor não tem a intenção de tocá-la, já que não consegue desviar com a mão. Juan bateu bem e confirmou a vitória do Flamengo.

Flamengo 2 x 2 Botafogo - Campeonato Carioca
Lance discutível. Juan invade a área e Alessandro, do Botafogo, faz a jogada ombro a ombro. O lateral rubro-negro cai e o árbitro marca pênalti. Na cobrança, Juan converte e abre o placar para o Flamengo, na primeira partida da decisão do Estadual.

São Paulo 2 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro
Discutível. Adriano abriu o placar para o Flamengo, numa falha de Denis, e ampliou num pênalti muito discutido. O atacante invadiu a área pelo lado direito e, antes de ser derrubado, quase arrancou a camisa de Jean Rolt. O árbitro assinalou pênalti, convertido por Adriano.

Flamengo 1 x 2 Palmeiras - Campeonato Brasileiro
A partida inteira foi polêmica. No primeiro tempo, o árbitro não marcou um pênalti em cima do palmeirense Edmilson, quando o jogo estava 1 a 0 para o Palmeiras. Na etapa final, Adriano foi puxado por Danilo dentro da área e caiu. O árbitro assinalou pênalti, convertido pelo então camisa 9. No fim, a arbitragem anulou gol de Adriano, alegando impedimento. O lance também foi duvidoso.

Flamengo 5 x 3 Fluminense - Campeonato Carioca Pênalti duvidoso. No primeiro tempo, o árbitro já marcou um pênalti duvidoso de Ronaldo Angelim em cima de Alan, convertido por Conca. Na etapa final, Juan recebeu pela esquerda e, ao perceber o carrinho do jogador do Flu, se jogou dentro da área. O árbitro marcou pênalti, mais uma vez convertido por Adriano.

Flamengo 1 x 0 Vasco - Campeonato Carioca
Pênalti inexistente. Vinícius Pacheco recebe lançamento, adianta a bola e é travado por Fernando Prass, na bola. O árbitro marca pênalti, bem convertido por Adriano. Do outro lado, Dodô perdeu os dois pênaltis que o Vasco teve a seu favor.

Friburguense 0 x 3 Flamengo - Campeonato Carioca
Pênalti duvidoso. Michel fez boa jogada pela esquerda e invadiu a área. O árbitro viu um empurrão do zagueiro em cima do meia, que desabou. Na cobrança, Dênis Marques, com direito à paradinha, fez o gol.

Flamengo 2 x 1 Vasco - Campeonato Carioca
Pênalti duvidoso. Léo Moura invade a área pelo lado direito, divide com Márcio Careca e cai na área. O árbitro assinala mais um pênalti. Vágner Love, com bastante calma, desloca Fernando Prass e confirma vaga do time rubro-negro na final da Taça Rio.

FONTE: www.terra.com.br e footstats.com.br

Nenhum comentário: