domingo, 24 de fevereiro de 2013

Menor assume culpa por disparo que matou Kevin; depoimento tem lacunas

O suposto autor do disparo do sinalizador que matou o boliviano Kevin Beltran Espada, de 14 anos, concedeu entrevista na noite deste domingo ao programa Fantástico, da "TV Globo", e falou sobre o episódio da última quarta-feira. O menor, de 17 anos e iniciais do nome H.A.M, garantiu que acendeu o artefato que atingiu o jovem torcedor do San Jose.

De acordo com sua versão, a tragédia foi consequência da falta de habilidade ao manusear o produto, garantindo que não houve qualquer intenção de acertá-lo na arquibancada do Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro.

- Em dado momento, o sinalizador disparou. A gente tava comemorando o gol, eu fui acender, achei que era igual aos outros, não soube como manusear. Eu não fiz mira nenhuma, foi acender e pronto, não sabia que ia sair voando - afirmou.

Na sequência, H.M.A respondeu se estaria protegendo o verdadeiro culpado.

- Não, não protegi ninguém, não. Só quero assumir o meu erro porque não é certo outras pessoas pagarem pelo o que não fizeram. Se eu estivesse no lugar delas, não ia querer pagar pelo o que não fiz e ficar preso injustamente - lembrou.

Filiado à Gaviões há dois anos, o torcedor corintiano contou como adquiriu o artefato e o que motivou.

- Fui comprar uns jogos de videogame (na 25 de março, local de comércio no centro de São Paulo) e vi um cara vendendo. Ai falei: "Vou comprar um sinalizador para levar para o jogo". Queria buscar espaço (na torcida), queria mostrar que eu que fiz aquilo lá, queria fazer uma festa para o Corinthians, eu amo o Corinthians... - contou o jovem, que ainda mandou um recado à família do jovem boliviano e aos 12 presos em Oruro.

- Primeiramente perdão, não só para a familia do Kevin, mas para a dos meninos que estão presos. Me sinto a pior pessoa do mundo. Me arrependo amargamente - completou.
Na entrevista, a mãe do jovem de 17 anos garantiu que seu filho se entregaria de qualquer maneira para as autoridades, independentemente de sua vontade.

- Ele sabe, ele me conhecia, ele sabe que eu entregaria ele. Quero pedir perdão à mãe, perder um filho mãe nenhuma perdoa - garantiu.

H.A.M pertence à Gaviões da Fiel. De acordo com o advogado da torcida uniformizada, o jovem se entregará nesta segunda-feira à Vara da Infância e Juventude em Guarulhos, cidade onde mora com a mãe. A possibilidade de o suposto autor se entregar para livrar os 12 que estão presos em Oruro foi revelada pelo LANCE!Net no último sábado.

- Ele vai ser apresentado junto com a mãe e o juiz da Vara da Juventude, que provavelmente vai aplicar a ele alguma medida sócio-educativa nesse primeiro momento e entregará a guarda desse menor à mãe, sua representante legal - afirmou Ricardo Cabral, advogado da Gaviões.

Depoimento tem algumas lacunas

O menor H.A.M disse que comprou o sinalizador na 25 de Março, mas não especificou quantos. Outros nove artefatos com o mesmo número de série daquele que matou Kevin estão com a polícia boliviana, encontrados com os 12 corintianos detidos em Oruro. Cada um custa cerca de R$ 100. Ele disse também que, após o disparo, continuou vendo o jogo, mas imagens da TV boliviana mostram o suposto autor correndo em direção a uma das saídas da arquibancada.

FONTE: lancenet

Nenhum comentário: