No início da tarde desta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF anunciou a oficialização do Flamengo como Campeão Brasileiro de 1987. Com a decisão, em 1987 terá dois campeões Brasileiros, o Sport e o Flamengo.
Segundo a CBF, o reconhecimento foi feito com base em "novos e convincentes argumentos apresentados pelo departamento jurídico do Flamengo". A ideia defendida foi a de que houve dois Brasileiros naquele ano - um conquistado pelos cariocas, e outro pelo Sport-PE.
Sempre fui contrário ao reconhecimento do Flamengo como Campeão Brasileiro de 1987, tendo em vista que o clube carioca não cumpriu o regulamento recusou-se a enfrentar os finalistas do módulo amarelo. Mas depois da distribuição de títulos que a CBF promoveu, reconhecendo como campeões brasileiros os vencedores da Taça Brasil e do Torneio Robertão (torneios disputados de 1959 a 1970), seria uma injustiça não reconhecer o Flamengo, juntamente com o Sport-PE, como os legítimos campeões Brasileiros de 1987.
Em síntese o que aconteceu em 1987
Entre outros vários motivos e, principalmente, por incompetência do Sr. Ricardo Teixeira, a CBF alegou não ter condições de organizar o Campeonato Brasileiro. Por isso, para que o futebol brasileiro não ficasse sem o seu campeonato nacional, o Clube dos 13 (liderados pelos presidentes de Vasco e Flamengo), reuniu os clubes associados e convidados e idealizou a Copa União.
Como a FIFA não reconhecia competição que não fosse organizada pela Confederação Nacional de cada país, o Sr. Ricardo Teixeira resolveu realizar o Campeonato Brasileiro e fez um acordo com o Clube dos 13. Assim, o regulamento assinado por todos os presidentes dos clubes participantes da competição previa o confronto entre dois primeiros colocados dos módulos Verde e Amarelo. Após o término da competição, Flamengo e Internacional, integrantes do Módulo Verde se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, integrantes do Módulo Amarelo.
Um comentário:
Depois de 24 anos de enrolação, chegou a decisão
A CBF finalmente reconheceu o Flamengo campeão
Cai o asterisco do título de 1987, agora legalizado
Corrige-se a distorção sobre um vencedor legitimado
Não está entendendo? Calma, vou explicar
Coisa que só acontece no Brasil (pra variar)
Em 87, a CBF disse: torneio nenhum vou organizar
E os times, claro, parados não poderiam ficar
Montaram um grande torneio, a Copa União
Que foi sucesso de público, patrocínio e televisão
A elite do futebol nacional teve o Flamengo campeão
Gol de Bebeto contra o Internacional querido de Falcão
A CBF voltou atrás, percebendo a repercussão
Inventou dois módulos e uma nova decisão
Sport e Guarani que jogavam torneio paralelo
Disputariam o título com Flamengo e Inter. Fala sério!
Cariocas e gaúchos, era evidente, se negaram a jogar
E a CBF disse que como campeão não ia considerar
Oficializou o Sport vencedor de 87, sem choro nem vela
Mas depois de muita picuinha política, acabou-se a novela
http://noticiaemverso.com
twitter: @noticiaemverso
Postar um comentário