sábado, 30 de abril de 2011

FINAL DA TAÇA RIO



Em apenas um jogo, duas decisões distintas neste domingo, às 16h, no Engenhão, na final da Taça Rio. Para o Vasco, resta manter viva a chance de acabar com o jejum de títulos e quebrar a escrita de derrotas em finais para o maior rival. Para o Flamengo, ser campeão estadual invicto pela quinta vez e encerrar o campeonato.

Ingredientes suficientes para o clássico ser especial e as provocações entre as torcidas - que praticamente esgotaram os mais de 36 mil ingressos - aflorarem. Mas, entre os dois times, a cautela prevaleceu durante toda a semana. A ansiedade, por outro lado, não deu para esconder. O que só deve aumentar numa possível disputa de pênaltis, caso o jogo termine empatado.

- No dia em que perder a ansiedade antes dos clássicos, aquele frio na barriga que você sente antes das decisões, vou ter de me aposentar. Eu tenho isso tudo - afirmou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

No Vasco, o rival só entrou em cena, ao menos publicamente, após o jogo contra o Náutico. E a preparação para o clássico foi no velho estilo de esconder o jogo do adversário, com parte dos treinos fechados à imprensa e até mesmo aos torcedores. Todos em São Januário admitem que não se ganha jogo assim, mas preferiram a tranquilidade às vésperas do clássico, que cresce em importância pelas derrotas seguidas em finais. No time que vai entrar em campo hoje, no entanto, não deve haver surpresas. Fágner, apesar de recuperado e de ter jogado meio tempo contra o Náutico, deve começar no banco e Allan mantido na lateral direita.

- É uma rivalidade que precisa de muitas palavras para definir. Tem que estabilizar as emoções. Tudo isso para conquistar a Taça Rio e abrir portas para o título carioca - afirmou o técnico Ricardo Gomes.

O rubro-negro aproveitou a ida a Fortaleza, pela Copa do Brasil, e evitou o ambiente da decisão no Rio. A boa atuação contra o Horizonte pode levar o técnico Vanderlei Luxemburgo a formação ofensiva, com Renato como segundo volante, dois meias de criação (Thiago Neves e Bottinelli), além de dois atacantes. Para manter o argentino no time, o treinador pode escalar Ronaldinho Gaúcho no ataque, ao lado de Deivid ou Wanderley.



NOTA DO BLOG I: A Rede Globo, pelo que foi apresentado no programa Globo Esporte, e a maioria dos torcedores do Fla já dão o jogo da Taça Rio como definido e a vitória do Fla já garantida. As organizações Globo, através do Canal SporTV, convidou o Técnico do Fla para o programa semanal Bem Amigos, que vai ao ar somente na segunda (dia 02/05) o que demonstra clara e evidência preferência pelo time da gávea.

NOTA DO BLOG II: Pelo histórico dos confrontos, em condições normais e sem interferências externas (do home do apito) a decisão entre Vasco e Flamengo não tem favorito.

NOTA DO BLGO III: Os últimos jogos entre os dois maiores rivais do futebol brasileiro têm acontecidos "erros" capitais escandalosos que favoreceram o time da gávea. Espero que a decisão deste domingo seja decido pelos jogadores e não pelo homem do apito.

Nenhum comentário: