domingo, 23 de janeiro de 2011

Maioria dos novos deputados fará oposição ao governo Rosalba

Nas eleições de 2010, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi renovada em 33,3%. Dos 24 Deputados Estaduais da nova legislatura, oito são novatos.

A maioria dos que vão passar a compor o Legislativo estadual integrará a bancada de oposição à gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que ainda busca ampliar a quantidade de apoiadores.

Os cinco novos parlamentares que irão para a oposição são: Fábio Dantas (PHS), Gustavo Fernandes (PMDB), Luiz Antônio “Tomba” (PSB), George Soares (PR) e Agnelo Alves (PDT).

O iniciante Dibson Nasser (PSDB) e o experiente Vivaldo Costa (PR), que retorna ao poder, seguem para a bancada de situação. Hermano Morais (PMDB) se declarou independente.


ROSALBA NÃO TEM MAIORIA NA ASSEMBLÉIA

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda não tem maioria na Assembleia Legislativa, sem a qual poderá enfrentar problemas na aprovação de várias matérias já no início do governo.

Rosalba deve contar com os quatro deputados do PMN (Antônio Jácome, Ricardo Motta, Gesanne Marinho e Raimundo Fernandes), os dois do DEM (Getulio Rêgo e Leonardo Nogueira), um do PSDB (Dibson Nasser), um do PV (Gilson Moura), um do PR (Vivaldo Costa), e dois do PMDB (José Dias e Walter Alves). Total de 11.


Devem fazer oposição a Rosalba os quatro parlamentares do PSB (Gustavo Carvalho, Larissa Rosado, Mácia Maia e Tomba), um do PT (Fernando Mineiro), um do PTB (Ezequiel Ferreira), um do PDT (Agnelo Alves), um do PHS (Fábio Dantas), um do PR (George Soares), e dois do PMDB (Nelter Queiroz e Gustavo Fernandes). Total de 11.


Apesar de integrar a ala do PMDB de Henrique Alves, que na campanha não esteve com Rosalba, o peemedebista Hermano Morais se declarou "independente", ao invés de "oposição". 


Poti Júnior, do PMDB, apoiou a candidatura de Iberê Ferreira (PSB), opositor de Rosalba, mas já demosntrou que não terá dificuldades de conversar com a gestão da atual governadora.


Razões que deixam o vice-governador Robinson Faria (PMN), responsável pela articulação na Assembleia Legislativa, confiante. Robinson acredita que até o início dos trabalhos legislativos, Rosalba Ciarlini terá a maioria de que necessita.


"Existe a simpatia de deputados pelo projeto dela [de Rosalba]. Alguns já sinalizaram nesse sentido. Acho que podemos começar com maioria dos parlamentares nos apoiando. Isso está sendo conversado", declarou o ex-presidente da AL.

Nenhum comentário: