O marketing esportivo é uma das áreas de maior crescimento no planeta e o Brasil cada vez mais vai “descobrindo” esse mundo. Hoje em dia, um bom trabalho de marketing é essencial na geração de receitas dos clubes e quem ficar para trás encontrará muitas dificuldades em um futuro próximo.
O exemplo que destacamos hoje é o do ABC de Natal, que terminou 2009 rebaixado para a Série C e, como consequência, a expectativa era de receita comprometida para o ano seguinte. Porém, uma nova diretoria assumiu (com o novo presidente Rubens Guilherme Dantas) e apostou no marketing como uma das saídas para equilibrar as finanças. Primeiro com Alan Oliveira, nomeado superintendente de comunicação, e a partir de julho com a Dez Sports, empresa do próprio Alan (que tornou-se diretor executivo de marketing), contratada para gerir o marketing abecedista. O resultado foi excelente, tanto dentro quanto fora de campo.
O ABC chegou à final das 3 competições que disputou em 2010, conquistando o Estadual e a Série C – também foi vice-campeão da Copa do Nordeste. Além disso, o clube criou um programa de sócio-torcedor bem sucedido, apostou na Timemania e conseguiu nova receita para 2011, acertou com novo fornecedor de material esportivo (a Lupo), além de ter encaminhado a reforma do estádio Frasqueirão, que possibilitará mais aportes financeiros.
Com informações do sitio do Sportv
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