terça-feira, 12 de janeiro de 2010

OPINIÃO

O AMADORISMO DOS CLUBES A SERVIÇO DO PROFISSIONALISMO DOS EMPRESÁRIOS


O futebol brasileiro a cada ano que passa, devido a gestão amadorística dos dirigentes dos clubes, vem se tornando refém dos empresários de jogadores. E isso é uma das principais causas do futebol tupiniquim, nos últimos anos, ter uma carência de bons jogadores.

Antigamente, o empresário do jogador era o pai ou um irmão. Hoje os empresários são profissionais e agem especificamente para comprar e vender o passe desses jogadores. Com isso, o futebol deixou de ser uma simples paixão dos brasileiros e passou a ser um negócio lucrativo para muitas pessoas.

Enquando os empresários se profissionalizam para atuarem nesse mercado lucrativo e promissor que é a compra e venda de jogadores, os clubes brasileiros continuam no amadorismo. Esse reflexo é notório no elenco dos clubes, onde a maioria dos jogadores pertencem a empresários e/ou empresas. Essas empresas usam os clubes para valorizarem os jogadores e lucrarem com a venda desses jogadores para o mercado europeu.

Enquanto os clubes brasileiros continuarem no amadorismo e não despertarem para essa realidade, continuarão refém dos empresários dos jogadores. Sem querer ser repetitivo, mas já sendo. A única alternativa para os clubes saírem dessa realidade é uma transformação dos clubes em empresas de futebol. Não há como o departamento de futebol "sustentar" todo orçamento de um clube. Contudo, os clubes de futebol do Brasil só terão capacidade de competir com esses empresários se houver uma (re)profissionalização em suas gestões.

Nenhum comentário: