terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Opinião: Sidney Moura


O QUE É SER TORCEDOR?
POR QUAL MOTIVO ESCOLHEMOS UM TIME PRA TORCER?



Seja em casa, no trabalho, no barzinho, no papo entre amigos ou na “esquina de Leovan” o que não falta é discussão sobre futebol. E o que não falta é argumento para defender o time do coração. Com isso, surge o questionamento: o que é ser torcedor? E porque torcer por um determinado time?

Segundo o Dicionário Aurélio, torcedor é aquele que torce. E torcer é ter sentimento de apreço (muitas vezes profundo) por um time ou equipe. E quando escolhemos torcer por algum time, com raras exceções, sempre temos influência de do pai, da mãe, de um tio ou amigo.

Mas o que tem chamado atenção nos últimos anos é a escancarada influência das Organizações Globo. Sem precisar voltar muito ao passado, vemos que ao longo da última década a Globo vem, na mesma proporção, dando muita visibilidade aos feitos do Flamengo, e pouco mostra os feitos dos demais times. Um exemplo o Tri-campeonato do São Paulo, feito inédito no futebol brasileiro. Nesse mesmo período a Globo dava mais visibilidade à contratação do Ronaldo do que a conquista do time são-paulino.

Outro exemplo, foi a conquista do título do Campeonato Brasileiro e da Copa Mercosul pelo Vasco, este último, num jogo em que estava perdendo por 3 a 0, fora de casa e com um jogador a menos, conseguiu virar para 4 a 3. Mas, para as Organizações Globo, o fato mais importante no ano de 2000, no futebol brasileiro foi o Tri-campeonato Carioca conquistado pelo time da gávea. 

No campeonato Carioca de 2008, a Globo transformou o Botafogo(vitima) em chorão e o Flamengo (ladrão) em a maior maravilha do mundo.

Não quero aqui ser favorável à teoria da conspiração, mas há décadas a Rede Globo vem patrocinando, promovendo e bancando o crescimento da torcida do Flamengo. E lamentável que o maior poder de mídia desse país venha empurrando guela abaixo do povo brasileiro um time, que além de outros fatos, defendia o racismo e outros tipos de discriminação no futebol brasileiro.


Nenhum comentário: