quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DEFINIDO OS GRUPOS DO CAMPEONATO CARIOCA 2012

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) definiu nesta quinta-feira os grupos do Campeonato Carioca de 2012, em arbitral realizado na sede da entidade.

Grupo A: Botafogo, Flamengo, Bonsucesso, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria e Resende.

Grupo B: Vasco, Fluminense, Americano, Bangu, Boavista, Duque de Caxias, Friburguense e Volta Redonda.

A primeira rodada, também já está definida, e acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro (sábado e domingo). As partidas serão Botafogo x Resende, Flamengo x Bonsucesso, Olaria x Nova Iguaçu, Madureira x Macaé, Boavista x Duque de Caxias, Fluminense x Friburguense, Vasco x Americano, Bangu x Volta Redonda.

A fórmula do campeonato continua a mesma. na Taça Guanabara (primeiro turno), os oito times de cada grupo se enfrentam em turno único, com os dois primeiros de cada chave avançando às semifinais, em que o primeiro de um grupo enfrenta o segundo de outro. O campeão do primeiro turno já se classifica automaticamente à decisão do Estadual.

Na Taça Rio (segundo turno), as equipes passam a enfrentar todos os times do outro grupo, mas os pontos seguem contando apenas para sua própria chave. Novamente, os dois primeiros vão às semifinais. O campeão da Taça Rio enfrenta o da Taça GB, na grande decisão do Estadual, em dois jogos, nos dias 6 e 13 de maio.

Caso o campeão seja o mesmo nos dois turnos, este é considerado campeão estadual sem a necessidade de uma finalíssima, como foi em 2010 e 2011, quando Botafogo e Flamengo, respectivamente, saíram com o título. Neste caso, o campeonato terminaria em 29 de abril, data da final da Taça Rio.

Durante o arbitral, os representantes de grandes clubes cariocas fizeram algumas podenrações. Presidente vascaíno, Roberto Dinamite garantiu qu o clube buscará mandar seus clássicos no Carioca de 2012 em São Januário. Segundo ele, as providências já estão sendo tomadas para não haja problemas na próxima temporada.

- Estou avisando agora para que não digam depois que eu não falei nada - afirmou Roberto Dinamite.
Já o representante do Botafogo, Sérgio Landau, pediu ao presidente da Federação, Rubens Lopes, compreensão para que o gramado do Engenhão seja poupado durante a disputa do Carioca.

- Transmito um pedido do presidente Maurício Assumpção. Estamos cuidando do gramado do Engenhão, contratamos uma empresa holandesa para iluminá-lo e gostaríamos que caso haja uma semana com três jogos no estádio, que eles sejam espaçados. E que na semana seguinte não ocorram mais do que dois jogos. Além disso, pedimos também que não ocorra rodada dupla - afirmou Sergio Landau.

A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, preferiu não se manifestar. Ao seu lado, o presidente tricolor, Peter Siemsen, mandou o seu recado. Segundo ele, a presença do Fluminense no interior do estado será mais frequente na próxima temporada.

- Faremos de tudo para jogar mais jogos no interior do estado, onde temos muita torcida. Iniciaremos negociações com os clubes que têm estádios em condições de receber partidas de grandes clubes - afirmou Peter.

Perguntados sobre a prioridade de estádio para mando de campo na competição, Flamengo e Fluminense citaram, preferencialmente, Engenhão, Cláudio Moacyr, em Macaé, e Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

FONTE: lancenet

Nenhum comentário: