quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

E OS ERROS DE ARBITRAGEM NO FUTEBOL BRASILEIRO CONTINUAM

O Campeonato Brasileiro de 2011 terminou com uma grande polêmica sobre os erros de arbitragem e mal começaram os estaduais deste ano e a celeuma continua. O que não muda é o modo como parte da imprensa noticia estes erros de arbitragem.

Só pra citar um exemplo, o jogo entre Vasco e Fluminense, válido pela Taça Guanabara, em que o Vasco venceu de virada por 2 a 1, foi marcado por vários erros da arbitragem, que poderiam (ou não) ter mudado o resultado final da partida, mas a imprensa preferiu dar ênfase aos erros do árbitro da partida.

A polêmica sobre os erros de arbitragem é até aceitável e faz parte da discussão pós-jogo. Mas como a mídia noticia estes erros é que vem me chamando atenção. Pra se ter uma ideia, a mesma parcela da imprensa carioca que, ao invés de noticiar a verdade sobre os escandalosos erros de arbitragem, prefere rotular botafoguenses e vascaínos de chorões por reclamarem dos escandalosos erros que os prejudicaram e influenciaram diretamente no resultado final da partida.

Não sou a favor da “ditadura do chororô”, mas a imprensa poderia ser menos parcial e não usar dois pesos e duas medidas. Se os árbitros erram a favor dos queridinhos da mídia, este erro foi irrelevante pro resultado final da partida e faz parte do jogo e se há reclamação pelos clubes prejudicados são rotulados de chorões. Quando os erros são favoráveis aos demais clubes, a vitória destes ficam em segundo plano, pois só venceram por causa do favorecimento da arbitragem.

Nenhum comentário: