quinta-feira, 31 de março de 2011

PATUENSES VASCAÍNOS MARCARAM PRESENÇA NO JOGO DO VASCO EM NATAL

Vascaínos patuenses marcaram presença no Estádio Frasqueirão, em Natal, para assistirem ao jogo entre ABC/RN e Vasco, válido pela segunda fase da Copa do Brasil. Confira abaixo algumas fotos.

Sidney Moura, em momentos antes do jogo

 Glauco e Sidney

 Torcida do Vasco ficou espremida em apenas um dos lados do Frasqueirão

 Apesar de não torcer pro Vasco, Paulo Gustavo, também foi prestigiar o jogo

Wagner e Sidney, momentos antes do jogo

 Jogadores de ABC e Vasco momentos de antes do início do jogo

um olho no campo e ouvidos ligados na transmissão do jogo pelo rádio

 Pontapé inicial

 Visão da Torcida do Vasco do belo gramado do Frasqueirão



Em breve mais fotos serão publicadas.

terça-feira, 29 de março de 2011

Comício em Beco Estreito

No vídeo abaixo, o Poeta Paraibano Jessier Quirino narra um comício realizado em uma cidade do interior. Qualquer semelhança com os comícios já realizados na cidade de Patu é mera coincidência.



FONTE: www.youtube.com

segunda-feira, 28 de março de 2011

GIRO FUTEBOLÍSTICO

100 VEZES ROGÉRIO
Os comentaristas e torcedores do corintianos já davam a vitória contra o São Paulo como certa. Mas, como no futebol não se vence e não se perde de véspera, o tricolor paulista venceu o derby de uma forma que nem o mais otimista dos são-paulinos esperavam. Além da alegria pela vitória, o gol do triunfo foi com o centésimo gol do goleiro Rogério Ceni.

MUNDIALITO DE FUTEBOL DE AREIA
Depois de ser pioneiro no futebol por aceitar negros e pobres serem jogadores, o primeiro clube brasileiro a ser campeão de torneio internacional fora do país e o primeiro clube carioca a ser Campeão Brasileiro, na manhã deste sábado, ao vencer o Sporting-POR por 4 a 2, o Clube de Regatas Vasco da Gama sagrou-se Campeão do primeiro Mundial de Clubes de Futebol de Areia.

“RONALDO FOI IRRESPONSÁVEL”
Gilmar Rinaldi desabafou nesta segunda-feira. Depois de dez anos cuidando da carreira de Adriano, o empresário anunciou oficialmente o que todos já sabiam desde o acerto com o Corinthians: ele não trabalha mais com o Imperador. Apesar do rompimento, o ex-goleiro pediu que o Timão cuide com carinho do goleador, mas não poupou críticas ao comportamento de Ronaldo e,  pela forma como interveio na negociação, o chamou de irresponsável.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vasco vence Flamengo e está na final do Mundialito


Em partida realizada nesta sexta-feira, válida pela semifinal do Mundialito de Beach Soccer, o Vasco derrotou novamente o Flamengo por 5 a 4 e agora está classificado para a grande final do torneio.

E a vaga tem um gosto todo especial: vitória sobre o Flamengo, eterno rival seja na areia, no gramado, ou nas bolinhas de gude. O cruz-maltino vai enfrentar na decisão  o Sporting-POR, neste sábado, às 10h, com transmissão da TV Globo.

Os gols cruzmaltinos foram marcados por Betinho, Bruno Xavier (2) e Pampero (2).



REPÚDIO

As Organizações Globo sempre se orgulha do "Padrão Globo". Mas que padrão seria esse? O da total e escancarada parcialidade?


Dentre os vários casos, quero destacar a falta de profissionalismo da Globo na cobertura do Mundialito de Beach Soccer.

Venho, desde o início do Mundial de Futebol de Areia, acompanhando as notícias no sitio globoesporte.com e tenho constatado que, quando o Flamengo vence é destaque na página principal do globoesporte.com. Já quando é o Vasco que vence (e já ganhou duas partidas duas seguidas pro Flamengo), os organizadores do site coloca apenas uma Nota de rodapé.

Seria esse o exemplo de "Padrão Globo de Qualidade"? Ou o "Padrão Globo de Parcialidade"? Este tipo de atitude é vergonhosa Organizações Globo. Tenha mais respeito com os torcedores dos outros clubes.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Saiba mais sobre a luta contra o racismo na história do Vasco

Time do Club de Regatas Vasco da Gama de 1923

O Vasco lança nesta quinta-feira o seu terceiro uniforme para a temporada 2011. O modelo é inspirado no usado na década de 20 e faz referência ao atuação do clube naquele período, em prol da inclusão de jogadores negros e de classes mais humildes. No lado esquerdo do peito da camisa, há a imagem de uma mão espalmada em preto e branco. E, na gola, as palavras “Inclusão” e “Respeito”.

Se há questionamentos se o Vasco foi realmente o primeiro clube brasileiro a contar com jogadores negros em seu elenco – alguns pesquisadores defendem que a primazia foi do Bangu -, não há dúvida que o Clube de Regatas Vasco da Gama foi o primeiro que realmente adotou uma política clara de inclusão de atletas negros, mulatos e/ou que não pertenciam à elite. E que lutou para que eles não fossem excluídos do esporte. Contribuindo decisivamente para que o futebol deixasse um esporte exclusivo de descendentes de ingleses e jovens da aristocracia. Brancos.

- O mulato e o preto eram, assim, aos olhos dos clubes finos, uma espécie de arma proibida – escreveu Mário Filho em seu livro “O negro no futebol brasileiro”. Escrito em 1947, a obra é uma referência sobre o assunto.

Coube ao Vasco, vindo da segunda divisão, desafiar o sistema vigente. O clube, fundado por portugueses, se distinguia de outros criados pela colônia lusitana por abrir suas portas também para brasileiros. De qualquer origem. O critério para ser convidado a defender o clube da Cruz de Malta não era a cor da pele ou a situação social. Era saber tratar bem a bola.

E o time passou a adotar um regime desconhecido dos demais. Os jogadores, na prática, viviam para o futebol. Acordavam em uma espécie de ‘concentração’ e treinavam. Exercícios físicos e com a bola. De manhã até de noite. Treinador pelo uruguaio Ramon Platero, e com o apoio de comerciantes portugueses, tinham boa alimentação e recebiam ‘bichos’ para dedicarem ao futebol. Um princípio de profissionalismo em uma época em que os comandantes do futebol orgulhavam-se de dizer que o esporte era amador.

Com atletas habilidosos e bem preparados, o time do Vasco geralmente dominava os adversários no segundo tempo dos jogos, quando os rivais não conseguiam mais acompanhar quem havia treinado forte durante toda a semana. E o clube vindo da segunda divisão foi campeão carioca em 1923, logo no ano de estreia na elite do futebol do Rio (na foto acima, o time campeão).

A reação dos clubes tradicionais não demorou. No ano seguinte, o grupo formado por América, Botafogo, Flamengo e Fluminense decidiu deixar a Liga Metropoliana de Desportos Terrestres (LMDT) e fundar a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos).

Pelas regras da nova entidade, os jogadores precisariam provar que estudavam ou trabalhavam. Não em um trabalho qualquer. “Um emprego decente (…). Empregados subalternos eram riscados”, segundo Mário Filho. E precisavam saber ler e escrever corretamente. Além disso, todos os clubes deveriam ter campos e sedes próprios. O Bangu, com um time formado em boa parte por operários da fábrica de tecidos instalada no bairro da Zona Oeste, foi convidado pelo quarteto a ingressar na entidade. Os cinco fundadores tinham peso maior nas votações, garantindo que as suas propostas fossem vitoriosas.

Ao Vasco, foi exigido que 12 jogadores fossem afastados, por não atenderam aos requisitos impostos pela AMEA. Diante do ultimato, o presidente do clube, José Augusto Prestes, assinou um ofício em 7 de abril, que ficou famoso na história do futebol carioca. E brasileiro.

Rio de Janeiro, 7 de abril de 1924

Ofício no. 261

Exmo. Sr. Arnaldo Guinle, M.D. presidente da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos.

As resoluções divulgadas hoje pela imprensa, tomadas em reunião de ontem pelos altos poderes da Associação a que V. Exa. tão dignamente preside, colocam o Club de Regatas Vasco da Gama em tal situação de inferioridade que absolutamente não pode ser justificada nem pela deficiência do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa sede, nem pela condição modesta de grande número dos nossos associados.

Os privilégios concedidos aos cinco clubes fundadores da AMEA e a forma como será exercido o direito de discussão e voto, e as futuras classificações, obriga-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.

Quanto a condição de eliminarmos doze (12) jogadores das nossas equipes, resolve por unanimidade a diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama, não a dever aceitar, por não se conformar com o processo por que foi feita a investigação das posições sociais desses nossos con-sócios, investigações levadas a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.

Estamos certos que V. Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno da nossa parte sacrificar ao desejo de filiar-se a AMEA alguns dos que lutaram para que tivéssemos entre outras vitórias a do Campeonato de Futebol da Cidade do Rio de Janeiro de 1923.

São esses doze jogadores jovens quase todos brasileiros no começo de sua carreira, e o ato público que os pode macular nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu nem sob o pavilhão que eles com tanta galhardia cobriram de glórias.

Nestes termos, sentimos ter de comunicar a V. Exa. que desistimos de fazer parte da AMEA.

Queira V. Exa. aceitar os protestos de consideração e estima de quem tem a honra de se subscrever de V. Exa. Att. Obrigado.

Dr. José Augusto Prestes
Presidente

O Vasco permaneceu na LMDT, ao lado de clubes que não aceitaram as condições ou que não conseguiram cumpriram as exigências da AMEA (casos do Bonsucesso, Andarahy, Villa Isabel, Mackenzie). E foi campeão da Liga Metropolitana em 1924.

No ano seguinte, houve acordo entre o clube e a AMEA, costurado em boa parte por Carlito Rocha, futuro presidente do Botafogo. O Cruzmaltino manteve seus atletas. E o clube, com seus jogadores negros, mulatos e pobres, entrou para a história esportiva do país ao contribuir decisivamente para tornar o futebol um esporte realmente de todos os brasileiros.

Fonte: Blog Memória do Futebol - GloboEsporte.com

quarta-feira, 23 de março de 2011

FLU VIRA SOBRE O AMÉRICA-MEX E SEGUE VIVO NA LIBERTADORES

Não duvidem dos Guerreiros. Assim foi em 2009, assim foi em 2010 e, por que não, poderá ser na Copa Santander Libertadores. Nesta quarta-feira, os quase 15 mil torcedores presentes no Engenhão assistiram a mais um capítulo da incrível saga que o Fluminense vem travando nos últimos anos. Após ficar por duas vezes atrás no placar, o Tricolor conseguiu a virada e bateu o América-MEX por 3 a 2, mantendo vivas as chances de classificação para a próxima fase.

E, para dar mais dramaticidade, Deco, voltando de lesão após dois meses, foi o herói da vitória, com uma assistência e um gol salvador, a três minutos do fim. Além da torcida, quem deve agradecer ao Mago é a dupla de trapalhões da noite: Ricardo Berna e Digão, que, em duas falhas, entregaram os gols para as Águias.
Com o resultado, o Fluminense reassumiu a terceira colocação do Grupo 3, com cinco pontos. Já o time mexicano segue em segundo, com seis pontos. O próximo compromisso do Fluminense pela Libertadores será no dia 6 de abril, contra o Nacional-URU, em Montevidéu. Neste domingo, encara o clássico diante do Vasco, no Engenhão. Já o América-MEX recebe o Angentinos Jrs., no dia 7, no Azteca.

FONTE: lancenet

terça-feira, 22 de março de 2011

CBF divulga tabela detalhada, e Brasileirão terá jogos aos sábados à noite

A CBF divulgou nesta terça-feira a tabela detalhada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2011, com as datas, horários e locais das partidas. A grande novidade fica por conta dos jogos aos sábados à noite. Toda rodada terá um confronto às 21h no primeiro dia do final de semana.

CLIQUE AQUI E VEJA A TABELA COMPLETA

Confira a primeira rodada do Campeonato Brasileiro
 
Sábado, 21 de maio
18h30 - Flamengo x Avaí
18h30 - Ceará x Vasco
18h30 - Atlético-MG x Atlético-PR
21h - Santos x Internacional
 
Domingo, 22 de maio
16h - Palmeiras x Botafogo
16h - Grêmio x Corinthians
16h - Coritiba x Atlético-GO
16h - Figueirense x Cruzeiro
18h30 - Fluminense x São Paulo
18h30 - América-MG x Bahia

segunda-feira, 21 de março de 2011

VASCO VENCE O FLAMENGO NO MUNDIALITO DE FUTEBOL DE AREIA

jogadores do Vasco fazem coreografia do Trem-bala
(foto: globoesporte.com)

Em um clássico dramático contra o Flamengo com direito a coreografia do trem-bala da Colina na comemoração, o time cruz-maltino levou a melhor por 2 a 1 nas cobranças cobranças de pênalti, nesta segunda-feira, após empate em 6 a 6 com a bola rolando. Com a vitória, o Vasco está classificado para as quartas de final do Mundialito de Futebol de Areia.

Com três partidas disputadas até agora na competição, o time da Colina, que soma agora quatro pontos, volta a jogar apenas na quarta-feira, em duelo contra o Milan que encerra a participação cruz-maltina na primeira fase. Já o Flamengo, com dois pontos, encara agora o Boca Juniors na terça e precisa vencer para garantir a vaga.

TREM-BALA VASCAÍNO EMBALA

VASCO VENCE CLÁSSICO E TREM EMBALA
A estreia do meia Diego Souza não poderia ser melhor. Já no primeiro jogo com a camisa do Vasco, o meia marcou um gol e ajudou sua equipe a vencer o Botafogo por 2 a 0. O segundo gol foi assinalado por Eder Luis, em um belo voleio, que lembrou os tempos de Bebeto. Com o resultado, o “trem-bala da Colina” passou a liderar o grupo A da competição.

FLU EM CRISE
Depois da derrota pro Boavista por 2 a 0, a crise no Flu parece não ter fim. O clube já fez proposta para os Treinadores Adilson Batista (sem clube) e Gilson Kleina, da Ponte Preta, os dois recusaram treinar o time, que continua sem definição sobre o comando técnico da equipe.

ADRIANO IRRITA SANCHES
A paciência de Andrés Sanchez com Adriano está acabando. Após bancar a negociação com o atacante, mesmo com pressão contrária de alguns de seus aliados, o presidente corintiano já declarou que está prestes a jogar a toalha.

É CAMPEÃO!
Santa Cruz massacra o ABC, faz 4 a 0 e conquista o 1º turno do Potiguar. Após perder o primeiro jogo para o ABC por 2 a 1, o Santa Cruz aproveitou o fator casa para aplicar 4 a 0, neste domingo, e, com isso, também assegurar vaga na decisão do estadual.

domingo, 20 de março de 2011

VASCO x BOTAFOGO: clássico de goleada histórica e 'título de bandeja' em 89

Para quem não aguenta mais ouvir aquela história de sempre, de que clássico é decidido em detalhes, o Globo Esporte selecionou momentos inacreditáveis do duelo Vasco x Botafogo. Trata-se de contribuições preciosas, pitorescas e que se tornaram memoráveis. Para Somália, volante do Botafogo, o confronto chama atenção pela importância.

- É um jogo atípico, diferenciado. A gente sabe que cada duelo é uma história diferente - resumiu o volante alvinegro.

Carlos Germano e Gonçalves já se desentenderam no clássico, e os microfones captaram toda a confusão. Pelo Campeonato Brasileiro de 1997, houve um impasse para saber quem trocaria de calção. O Cruz-Maltino entrou em campo de preto, assim como o Glorioso. Na ocasião, o meia Juninho Pernambucano, então jogador do Gigante da Colina, soltou uma pérola.

- Acho que calção não ganha jogo - afirmou.

Quem ficou na pior mesmo foi o juizão, que passou uma tremenda saia justa.

- Pedi para eles usarem o bom senso. O Vasco troca de uniforme, caso contrário vou esperar o regulamento - disse.

A discussão parecia não ter fim. O Vasco fez um carnaval danado, mas acabou trocando de calção por ser o mandante do jogo e ter como uniforme número um o short branco. Placar final: 2 a 1 para o Botafogo.

Em 2001, veio a vingança, teve aquele chocolate do Vasco no Campeonato Carioca: 7 a 0. Foi a maior goleada em clássicos no Maracanã. O Baixinho Romário, com a língua afiada de sempre, brincou com a desgraça alheia.

- A gente fez sete gols e poderia ter feito até dez - disse o tetracampeão.

Por outro lado, Marcelinho Paulista não disfarçou o gosto amargo da goleada.

- Vergonha, né? Um placar desse... - lamentou.

Em 1976, houve aquela beleza de lance do Dinamite. O então camisa 10 do Vasco deu um lençol em cima do Osmar e completou para a rede. Um golaço que todo botafoguense quer esquecer. Doze anos depois, pelo Brasileirão de 1988, uma torcedora chamou atenção de todos no Maracanã pelo choro. A gandula Sonja acabou ficando famosa depois que o Botafogo perdeu para o Vasco por 3 a 0.

Por outro lado, o Glorioso se saiu melhor na decisão do Carioca de 1990. Carlos Alberto marcou o único gol do jogo e deu o título ao Alvinegro. Mas os vascaínos também deram volta olímpica e depois tentaram, em vão, ganhar o estadual no tapetão.

Curioso também é que um dos maiores ídolos do Vasco torcia para o arquirrival. Roberto Dinamite chegou a abrir o seu "coração alvinegro". Coincidência à parte, o Vasco ajudou o Botafogo a ser campeão da Taça Rio de 1989. O Gigante da Colina ganhou do Flamengo com um gol de pênalti assinalado pelo camisa 10, e com o resultado o caneco foi parar em General Severiano.

Então, fica a lição. Quando Vasco e Botafogo entram em campo, tudo pode acontecer.

FONTE: www.globoesporte.com

sexta-feira, 18 de março de 2011

UEFA SORTEOU CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL DA LIGA

Nesta sexta-feira, na Suíça, a UEFA sorteou o emparelhamento das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Confira como ficou o emparelhamento e as duas chaves. A segunda equipe faz a partida de volta em casa:




INTERNAZIONALE x SCHALKE 04 (5 e 12 de abril)
CHELSEA x MANCHESTER UNITED (6 e 13 de abril)


REAL MADRID x TOTTENHAM (5 e 12 de abril)

BARCELONA x SHAKHTAR DONETSK (6 e 13 de abril)